terça-feira, 13 de outubro de 2009

NOS TRILHOS DA BELEM BRAGANÇA


História * A Estrada de Ferro de Bragança foi uma ferrovia que existiu no Estado do Pará. Ligava a estação de São Brás na capital Belém à cidade de Bragança, numa extensão de 222 quilômetros em bitola de 1,00 metroA ferrovia começou a ser construída no ano de 1883 e já em 1884 foi inaugurado seu primeiro trecho, de 29 quilômetros, entre São Brás e Benevides. Em 1885, a E.F. de Bragança ganhou outros 29 quilômetros e atingiu a localidade de Itaqui, próxima a Castanhal, mas, as obras de construção ficariam paralizadas até 1901. Somente em 1908 a estrada atingiria a cidade de Bragança, chegando à sua extensão máxima.A E.F. de Bragança pertenceu ao Governo do Estado do Pará até 1936, quando foi entregue à União Federal. Em 1957, foi uma das ferrovias formadoras da Rede Ferroviária Federal, que desativaria e suprimiria suas linhas alguns anos depois.

ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA


* Há exatos cem anos atrás o Governador Augusto Montenegro inaugurava a Estação da Estrada de Ferro de Bragança - EFB no centro dessa cidade, no local onde hoje tem uma praça, em frente ao terminal rodoviário. O rodoviarismo doidivanas dos anos sessenta - e da ditadura militar - acabou com ela e duas outras que existiam na Amazônia (a do Tocantins e a Madeira-Mamoré). Sobrou a da ICOMI, que ligava a Serra do Navio ao porto de Santana, no Amapá. Essa era privada e rentável, porque destinava-se a escoar a produção de manganês para os Estados Unidos.Uma exposição no Museu da Marujada - fixa - e outra do Museu de Arte Sacra de Bragança - itinerante - comemoram o Centenário.Eu comemorei ao meu modo, caminhando da Parada 29 (Bragança) até Belém, em janeiro deste ano, como foi aqui registrado dia por dia.A SECULT está fazendo um excelente trabalho de resgate da Estrada de Ferro, com vistas ao tombamento do que ainda existe dela. O primeiro passo foi dado com o lançamento do projeto de restauração da estação da Colônia Benjamin Constant.Sendo impossível cantar os parabéns para a velha Estrada de Ferro, vamos dar os parabéns para essas iniciativas - publicas e privadas - neste ano do Centenário dela.* Texto postado por JOSÉ DE ALENCAR - Domingo, Setembro 07, 2008 - Fonte: Blog do Alencar

BRAZÃO DE BRAGANÇA


O Brasão de Armas (ou Escudo) de Bragança é uma fusão dos escudos do Brasil e do Estado do Pará, nas cores verde, amarelo, azul, branco e vermelho. A criação desse brasão foi uma solicitação do vogal Capitão José Pereira Bragança, em sessão do Conselho Municipal de Vogais (antiga denominação para Câmara Municipal), realizada no dia 23 de dezembro de 1926. No centro existem três datas: - 1764, ano da fundação do primeiro povoado à margem esquerda do rio Caeté, sendo que somente em 02 de outubro de 1854, Bragança foi elevada à categoria de cidade, pelo Decreto-lei n.º 252, pelo então Tenente-coronel Sebastião do Rêgo Barros. - 1o de outubro de 1823, data da Adesão de Bragança à Independência do Brasil. -15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República Federativa do Brasil.
O Brasão é composto em sua parte superior pelo Brasão nacional, tendo ao centro parte do escudo do Estado (bandeira), em fundo vermelho, com a faixa branca e a estrela azul. Na área lateral esquerda inferior do fundo em vermelho, foi introduzida uma cruz de malta, com a data da fundação de Bragança. Já na área lateral direita superior do fundo vermelho, uma estrela com cinco pontas com raios, em semelhança à Estrela de Natal. Nas laterais, ramos de café se entrelaçam até a parte inferior, simbolizando a maior riqueza produzida no Brasil à época.
Por: Prof. Dário Benedito, historiador

BANDEIRA DE BRAGANÇA


A bandeira de Bragança foi criada pela lei n.º 377, de 21 de junho de 1955, pelo então Prefeito Benedito César Pereira, tendo como secretária municipal, Ana Sousa de Oliveira.